Roteiro de Atividades
Aproveitando a realização da Copa do Mundo no Continente Africano, busquei abordar a história das civilizações africanas, uma breve explicação sobre as nações africanas e sua riqueza cultural.
- Apresentação de transparência as máscaras africanas (Máscara ornamental do Reino de Benin, cobre e ferro, início do século XVI) somente os artesões autorizados, que trabalhavam no palácio do rei, podiam utilizar esses materiais;
- Confecção de máscaras africanas, e pesquisa;
- Apresentação do filme Kiriku e feiticeira. Abordagem de todos os aspectos do filme: o ambiente, os personagens, os principais personagens: Kiriku, mãe, Karabá, as crianças da aldeia, o sábio, as mulheres e os homens da aldeia os animais;
- Construção de Campo Semântico: a moral da história.
- Levantamento das opiniões dos alunos seus pontos de vistas;
- A elaboração de atividade escrita, e a confecção de cartaz a respeitos dos valores levantados no filme;
- Exposição de suas contribuições artísticas inspiradas no filme Kiriku e a feiticeira;
Avaliação
- A participação das atividades de sensibilização;
- Suas produções escritas e a representação iconográfica do filme;
- Seus depoimentos de situações vividas de situações particulares que precisaram da ajuda dos seus familiares, fé em uma crença;
- Relatos de situações de preconceitos que passaram na sua trajetória de vida- (EJA).
- Contribuições com suas lições de vida.
DEPOIMENTO
Aproveitando a realização da Copa do Mundo no Continente Africano, busquei abordar a história das civilizações africanas, uma breve explicação sobre as nações africanas e sua riqueza cultural.
- Apresentação de transparência as máscaras africanas (Máscara ornamental do Reino de Benin, cobre e ferro, início do século XVI) somente os artesões autorizados, que trabalhavam no palácio do rei, podiam utilizar esses materiais;
- Confecção de máscaras africanas, e pesquisa;
- Apresentação do filme Kiriku e feiticeira. Abordagem de todos os aspectos do filme: o ambiente, os personagens, os principais personagens: Kiriku, mãe, Karabá, as crianças da aldeia, o sábio, as mulheres e os homens da aldeia os animais;
- Construção de Campo Semântico: a moral da história.
- Levantamento das opiniões dos alunos seus pontos de vistas;
- A elaboração de atividade escrita, e a confecção de cartaz a respeitos dos valores levantados no filme;
- Exposição de suas contribuições artísticas inspiradas no filme Kiriku e a feiticeira;
Avaliação
- A participação das atividades de sensibilização;
- Suas produções escritas e a representação iconográfica do filme;
- Seus depoimentos de situações vividas de situações particulares que precisaram da ajuda dos seus familiares, fé em uma crença;
- Relatos de situações de preconceitos que passaram na sua trajetória de vida- (EJA).
- Contribuições com suas lições de vida.
DEPOIMENTO
Com esses depoimentos de vida não devem desistir de apresentar uma proposta de trabalho mesmo com os entraves que aparecem, os comentários maldosos do filme a comparação com algum colega negro em classe, ressaltei a dignidade e a força de vontade que cada pessoa tem que ter, o respeito pela diversidade, e a troca do jogo, que não era ofensa ser comparado com Kiriku, pois ele personagem tão digno que ajuda as pessoas mesmo com as indiferenças dos seus. São situações conflituosas que encontramos na nossa sala de aula. Pequena exposição destaque todos os trabalhos, e percebi os olhares do público em entender o que cada cartaz trazia a busca em identificar se o trabalho expressava o amor, amizade, solidariedade, raiva, ganância, trabalho, medo. Alguns trabalhos buscaram retratar com colagens situações do dia-a-dia do preconceito, a questão da homossexualidade, gravidez na adolescência, o preconceito de culturas diferentes ( indígena e negra). Cada trabalho na sua essência tem um busca interior de uma ajuda em uma situação na vida ainda que precisa ser resolvida. Alunos de outros períodos observaram os cartazes que chamaram muito sua atenção e despertou a curiosidade de saber quem era aquele menino tão pequeno. Muitos colegas de trabalho requisitaram o filme para assistir e conhecer a lenda de Kiriku e a feiticeira.
Agradeço colaboração da coordenação, dos colegas de trabalho que contribuíram com essa atividade, com a montagem da exposição, em especial com minha sala de coordenação 2.o ano do Ensino Médio - EJA, a Dora pelo empréstimo do filme.
“Às vezes fico cansado de lutar sozinho”
- Você alguma vez já se sentiu sozinho como Kiriku, cansado de lutar sozinho para resolver um problema?
“Tentei salva-lós, mas não me querem bem”.
- Você já se sentiu discriminado, colocado de lado, mesmo tentando ser amigo?
-Como você se sentiu quando isso aconteceu?
Professora Cremilda Silva Dias
- Você alguma vez já se sentiu sozinho como Kiriku, cansado de lutar sozinho para resolver um problema?
“Tentei salva-lós, mas não me querem bem”.
- Você já se sentiu discriminado, colocado de lado, mesmo tentando ser amigo?
-Como você se sentiu quando isso aconteceu?
Professora Cremilda Silva Dias
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